Death Magnetic

Eu nem notei que o tempo passou e o Metallica já está pra lançar seu disco novo. Quem me acompanha do outro blog sabe q eu sempre fui über fã de Metallica, mas que como todo fã, faz tempo que me esforço pra crer que um dia eles vão voltar a ser uma banda que preste. E eu não sou dos xiitas que acha que o Metalica acabou quando o Cliff morreu, ou dos que acham que o Metallica se vendeu no …And Justice For All, ou ainda daqueles que até engolem o Black Album, mas acham q o Load foi o fim da picada. Eu aprendi a gostar do Load, e acho que ele é um bom album de rock, por exemplo. Não se trata, obviamente, da mesma banda, mas isso em si não tira a qualidade do disco. O Reload pra mim é um álbum dispensável pq pra mim ele é Re-Load mesmo, Resto do Load. Mas enfim, estou dizendo tudo isso só pra reafirmar que eu sou realmente um cara aberto e disposto a gostar do que quer que venha do Metallica, pq eu ainda tenho alguma fé que eles produzam coisas que prestem.

Tanto isso é verdade que eu recomendo a leitura da minha mini resenha do St. Anger no meu antigo blog. Lá eu digo que gostei do disco, apesar de toda barbaridade contida. Mas claro que eu achava apenas que aquilo era um passo em direção à luz. E agora, às vésperas do lançamento do Death Magnetic, seu novo álbum, o Metallica lança uma faixa completa pra apreciação das pessoas, e uns 6 trechos de outras músicas. Além da faixa em questão, cujo título é “The Day That Never Comes“, há também outra faixa na net, gravada ao vivo, chamada Cyanide. Vou aqui traçar minhas impressões sobre ambas, enquanto espero o álbum sair.

The Day That Never Comes é basicamente uma balada que teria sido incluída facilmente no Load, pelo menos em seus 4 primeiros minutos. É uma música com uma melodia interessante, e com aquelas viradas de caixa do Lars que parece terem virado sua marca registrada. Mas tem o James daquele jeitão que ele vem cantando desde o Load, mó naipe de cantor country. Enfim, aos 4 minutos, quando a música deveria acabar, ela vira outra coisa. Entra uma parte mais pesada, com riffs mais interessantes e com outra letra. Mas depois, é um bricolage de riffs até bons que poderiam ser melhor aproveitados em músicas independentes. A música tem 7:56 minutos, e eu sigo sem entender porque. Por que o Metallica tem insistido em músicas desse tamanho? Tá que eles já fizeram baladas longas, no passado, que terminavam pesadas e tals, e eu vi nego comparando essa música nova com Fade to Black por isso. Mas poutz, sem comparação, pq a música vira outra coisa totalmente diferente no fim. Ela seria melhor se fosse orientada pra ser como é no fim, mas paciência. É a velha distância entre o que as coisas são e o que a gente gostaria que elas fossem. Ah sim, antes que eu me esqueça, ponto positivo: os solos estão de volta, e estão bons.

Quanto a Cyanide. Tem um riff legal, mas num tem nada de extraordinário. O vocal do James tá daquele jeito, tem horas q ainda lembra o Black Album, q é bom sinal, mas no ao vivo ele inclusive desafina, tá feia a coisa. O que fode é que o peso não passa muito do que se vê no Load. O que me agrada é que tem dobras, coisa que não se via no Metallica há tempos.

E por fim, comentando os trechinhos que eles disponibilizaram, a impressão que tenho é que eles tavam bem intencionados. São trechos curtos de riffs até que bons. Tudo bem que entre eles a gente reconhece aquela tal música que não tinha letra e que andaram chamando de “Death is not the End“, que é bem meia boca, embora tenha sido um belo esforço do Lars pra soar macho de novo. E a tal “Vulturous“, que era super Misfits, se entrou, num entrou com esse nome.

Resumindo, “The Day That Never Comes” talvez seja uma alusão ao dia do lançamento do disco novo do Metallica (12 de setembro), mas eu começo mesmo a achar que talvez seja o dia em que veremos o Metallica prestando novamente.

Deixe uma Resposta

