Morte de parente?

Ultimamente eu ando tendo sonhos bizarros. Eu acho que muito raramente tive sonhos recorrentes na vida, mas eis que tem acontecido muito recentemente. Tenho sonhado com dentes, mais especificamente, com a queda dos meus, e isso tem me deixado encafifado. A forma como isso se dá varia de sonho pra sonho, mas em todos eu me torno totalmente banguela ou fico com parte de alguns dentes.

Durante a graduação eu realmente gostava de interpretar sonhos e minhas notas em trabalhos que envolvessem interpretação sempre foram boas. Mas a verdade é que eu nunca levei muita fé nas interpretações psicanalíticas que eu costumava fazer (por não levar muita fé na psicanálise como um todo) e pra mim era sempre mais simples explicar os sonhos por eventos próximos na vida da pessoa, sem muitas vezes fazer distinção entre “conteúdo latente” e “conteúdo manifesto”.

Minha namorada tem uma boa explicação pro conjunto de sonhos que eu tenho tido. Eu contei a ela que ando querendo ir ao dentista pq meu(s) ciso(s) parecem dar seus primeiros sinais de vida (tardiamente, pelo visto) e vez ou outra eu fico preocupado com comida acumulando no fundo da boca. Assim, a hipótese dela é que quando eu resolver essa pendência, meus dentes vão parar de cair no campo onírico. Mas o bizarro é que eu não penso nisso sempre, não tem sido uma preocupação tão presente assim na minha vida. Mas acho também que pequenos eventos podem ajudar pra que eu sonhe tais sonhos. No desta noite, por exemplo, eu me via com os dentes da frente quebrados ao meio e minha namorada hipotetizou que fosse pelo fato d’ela ter me contado na noite anterior uma história dum Argentino que uma amiga dela conheceu pela internet e que, quando foi conhecê-la pessoalmente, apareceu com os dentes quebrados, dizendo que os tinha quebrado recentemente. Psicanalistas se perguntariam pq eu sonhei então que “eu” tinha os dentes quebrados, entre outras coisas, mas pra mim, basta o fato ter sido mencionado horas antes.

O mais foda dos meus sonhos recorrentes é que eles tornam-se cada vez mais reais. Eu por vezes sonho, por exemplo, que sou capaz de flutuar coisa de um palmo acima do chão. Toda vez que sonho isso, é como se lembrasse que tivesse sonhado isso um sem número de vezes e que, daquela vez por fim, era real. Com estes dos dentes tem acontecido o mesmo, mas nem sempre me lembro nos sonhos dos sonhos anteriores. E eu tenho pensado recentemente no quanto certas coisas não podem acabar tornando-se “reais” depois de muito repetidas. Como o velho ditado já diz, “uma mentira contada muitas vezes torna-se verdade”, e talvez seja o caso também com certas coisas que possamos sonhar recorrentemente. Uma vez que sonho é comportamento e que, no sonho, nos comportamos de maneira muito semelhante a quando em estado de vigília, pode ser que, em se ter sonhado muito uma determinada coisa, possa se passar a crer que tal coisa de facto ocorreu/ocorre. Claro que no caso dos meus sonhos, por exemplo, eu sempre tenho o ambiente da vigília pra me contradizer: eu nunca vou me vi acordado flutuando ou banguela, ainda que sonhe isso muito. Mas penso nos casos em que uma pessoa sonhe coisas completamente plausíveis, mas que nunca tenham de facto acontecido. Imagine que você sonhe sempre que uma determinada coisa acontece, e que o ambiente da vigília não te dê lá muitas dicas pra que você discrimine que aquilo não aconteceu. Quais as chances de você, depois de um tempo, passar a crer de facto que tal coisa aconteceu? Tal como alguém nos conta um boato e muitas vezes, mesmo sem confirmação, nos comportamos de acordo com tal boato, eu não acho nada difícil (e até esperado) que o façamos também quando nós mesmos, quando sonhamos, contamos boatos a nós mesmos.

Uma resposta to “Morte de parente?”

  1. Karla Says:

    Eu vou continuar te amando msm banguelo! rs… Mas se eu te der uma dentadura, vc usa???😉

Deixe uma Resposta

