No que creio, 6 anos depois.

E cá estamos nós para meu post anual (quem sabe neste ano não posto mais?). Anyway, um conjunto de fatores me levou a postar de novo aqui. Em primeiro lugar, alguns alunos me adicionaram no Skoob e eu resolvi atualizar minha estante. Enquanto atualizava, notei que poderia marcar quando teria lido cada um de meus livros. Obviamente não lembro de datas exatas, mas sei mais ou menos a época em que lia determinados livros. Me lembrei que, no meu blog antigo, eu comentava por vezes sobre os livros que andava lendo; assim, procurei nos arquivos algum indício das datas em que havia lido alguns dos meus livros. Nessa busca, achei um post interessante (de 22/04/2005) que cito na íntegra abaixo:

Tae, pra quem frequenta este blog e se pergunta no que diabos eu acredito, segue abaixo o resultado dum desses testes de internet, que avalia em qual religião o sujeito se encaixa melhor. O teste é meio ruim, pois eles misturam numa mesma questão, origem da vida e evolução, por exemplo. Mas no geralzão dá pra ter uma noção.

Vejam o resultado:

# 1. Mainline – Liberal Christian Protestants (100%)
# 2. Mainline – Conservative Christian Protestant (98%)
# 3. Orthodox Quaker (97%)
# 4. Seventh Day Adventist (88%)
# 5. Eastern Orthodox (85%)
# 6. Roman Catholic (85%)
# 7. Liberal Quakers (77%)
# 8. Islam (70%)
# 9. Orthodox Judaism (70%)
# 10. Unitarian Universalism (64%)
# 11. Reform Judaism (62%)
# 12. Christian Science (Church of Christ, Scientist) (54%)
# 13. Theravada Buddhism (52%)
# 14. Bahá’í Faith (50%)
# 15. Sikhism (48%)
# 16. Non-theist (47%)
# 17. Hinduism (47%)
# 18. Neo-Pagan (45%)
# 19. Mahayana Buddhism (44%)
# 20. Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints (Mormons) (43%)
# 21. Jehovah’s Witness (43%)
# 22. Jainism (42%)
# 23. New Thought (41%)
# 24. Secular Humanism (41%)
# 25. New Age (40%)
# 26. Scientology (37%)
# 27. Taoism (32%)

Pra quem quiser fazer o teste, segue o link.

Amém

Confesso que, ao ver o post, fiquei curioso em saber o resultado que encontraria hoje. Minha noiva hoje mesmo me disse que “torce pra que eu vire ateu”, e sei que alguns de meus alunos até mesmo me vêem assim. Pois bem, fiz o teste novamente. Eis o resultado (clicarei no botão de resultado agora, enquanto termino de digitar esta frase):

#1. Liberal Quakers – Religious Society of Friends (100%)
#2. Secular Humanism (94%)
#3. Mainline – Liberal Christian Protestants (92%)
#4. Unitarian Universalism (84%)
#5. Orthodox Quaker – Religious Society of Friends (77%)
#6. Seventh Day Adventist (77%)
#7. Mainline – Conservative Christian Protestant (72%)
#8. Reform Judaism (66%)
#9. Non-theist (66%)
#10. Eastern Orthodox (60%)
#11. Roman Catholic (60%)
#12. Neo-Pagan (53%)
#13. Theravada Buddhism (44%)
#14. New Age (44%)
#15. Bahai (43%)
#16. Hinduism (40%)
#17. Taoism (37%)
#18. Orthodox Judaism (34%)
#19. Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints (Mormons) (33%)
#20. Scientology (33%)
#21. Christian Science Church of Christ, Scientist (31%)
#22. Sikhism (31%)
#23. New Thought (30%)
#24. Islam (29%)
#25. Mahayana Buddhism (27%)
#26. Jainism (24%)
#27. Jehovahs Witness (23%)

Fiquei no mínimo surpreso em ter tido, desta vez, mais identificação com os Quakers (que conheço mais da aveia). Algo que chama a atenção é o fato do humanismo secular ter subido tanto, algo que provavelmente agradará meus amigos ateus. Confesso que tive dificuldade em responder algumas questões desta vez, e por vezes eu talvez ficasse mais à vontade respondendo “não sei”. Enfim, vamos ver como as coisas estarão daqui uns 5 anos novamente.

Deixe uma Resposta

